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Projeto de pesquisa: Cátedra de Vagões


Objetivo: Aumento da disponibilidade de material rodante, o aumento da segurança do transporte, o aumento da carga transportada, a geração de conhecimento e inovação sobre os temas pesquisados, a formação de pessoal técnico qualificado e o desenvolvimento de uma rede de pesquisas sobre vagões com competência para apoiar a VALE na solução de problemas que possam surgir na operação ferroviária.

Desenvolvimento: A cátedra é responsável pela coordenação  de outros cinco projetos: Parâmetros de Vagão instrumentado, Estudo e Modelagem de Carros de Passageiros, Dinâmica de Vagões de  Carga, Drenos da Vagões de Carga, Estudo de Rodas Microligadas.
 

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Desenvolvimento de modelos computacionais para simulação dinâmica de carros de passageiros da EFVM e EFC - Escopo UNICAMP 

Objetivo: Desenvolver modelos matemáticos para os carros de passageiros da EFVM e da EFC.

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Resultados: 

I- Levantamento das propriedades de inércia e mecânicas dos carros;

II -  Criação dos modelos de simulação em Vampire e em Simpack;

III -Análises paramétricas das suspensões mostraram a secundária como mais relevante para inscrição em curva;

IIII- Estudos detalhados da mola polimérica da suspensão secundária em elementos finitos para aprimoramento da suspensão.

IV-Propostas para alterações nos truques visando ao aprimoramento do comportamento em curva e reduação de desgaste (EM ANDAMENTO).

 Avaliação de tensões por ultrassom

Objetivo: Modelar em elementos finitos, a propagação de ondas longitudinais criticamente refratadas e acustoelasticidade em materiais compósitos.

 

Resultados: 

 I- O modelo desenvolvido para velocidade de ondas longitudinais criticamente refratadas possui alta aderência com os resultados experimentais, obtendo-se um erro menor que 0.5%. na direção da fibra.

II -  A constante Acustoelástica depende das constantes elásticas de terceira ordem  que experimentalmente são obtidas com grandes incertezas de medições, na ordem de 30%. Foi proposto um método, onde o erro das constantes elásticas de terceira ordem são estimadas com um erro menor que 1% em ligas de alumínio. 

III - O Modelo desenvolvido apresenta um erro com os resultados experimentais da constante acustoaelástica menor que 2.6%.

Desenvolvimento de Modelos para Simulação de Composições Ferroviárias

Objetivo: Desenvolvimento de Modelo longitudinal para Simulação de Composições Ferroviárias: condução, sistema de freios e aparelho de choque e tração.

 

Resultados: 

 I- Desenvolvimento de Modelo do comportamento do escoamento de ar comprimido dentro de um sistema de freio ferroviário pneumático.

II - Desenvolvimento de modelo de aparelhos de choque e tração.

III - Modelo de dinâmica longitudinal completo buscando a proposição de melhorias na condução.

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Desenvolvimento e Análise do Efeito da Frenagem com modelos dinâmicos em Vampire

Objetivo:  O objetivo do projeto é estudar as possíveis causas de desgaste desigual de friso de rodas em vagões de carga incluindo o efeito da frenagem nos modelos de dinâmica multicorpos.

 

Resultados: 

 I- o procedimento de frenagem desigual pode causar um aumento de desgaste de friso especialmente em curvas;

II - O desalinhamento de rodeiros, principalmente de ataque, aumenta o desgaste desigual de friso de roda;

III - O desgaste do prato-pião e das molas a suspensão secundária possuem um efeito menor no desgaste de roda;

IV -O parâmetro que mais influencia na dinâmica em curva do vagão é a suspensão primária, caracterizada pelo PAD. 

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